O que é?
Desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e manutenção de ossos fortes e na prevenção da osteoporose. Por estar em associação com a Vitamina D, o carbonato de cálcio é absorvido com facilidade pelo organismo.
Principio ativo
Carbonato de Cálcio, Magnésio e Vitamina D
Apresentação
Frasco com 60 cápsulas e Frasco com 120 cápsulas
Registro na Anvisa
6.6006.0011
|
Ingredientes: Carbonato de Cálcio, Vitamina D, gelatina (cápsula) e água purificada. NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM LACTOSE.

|
Tomar duas cápsulas, duas vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das principais refeições.
|
|
 |
|
O carbonato de cálcio é encontrado na Natureza em rochas calcárias ou calcitas, junto com a aragonita. Consiste num mineral branco que é muito pouco solúvel em água e é amplamente usado na produção de cal (óxido de cálcio). Pode, também, ser encontrado nas conchas dos moluscos e na carapaça dos crustáceos.
No corpo humano, o carbonato de cálcio é o quinto elemento mais abundante, localizando-se em sua maior parte nos ossos. Ocorre em pequenas quantidades no líquido extracelular e em grau menor, na estrutura e no citoplasma das células dos tecidos moles.
A importância do cálcio
O cálcio desempenha importantes funções fisiológicas, sendo que, muitas delas, não estão totalmente compreendidas. É o mineral mais abundante no corpo humano, sendo essencial na formação e na manutenção da saúde de dentes e ossos, prevenindo contra o raquitismo e a osteoporose.
O cálcio também é extremamente importante para diversas funções vitais, como contração muscular apropriada, batimentos cardíacos saudáveis e bons níveis de colesterol.
Ajuda a metabolizar o ferro do organismo e é fundamental para a integridade funcional do sistema nervoso, no qual exerce grande influência sobre a excitabilidade e a liberação de neurotransmissores (transmissão de impulsos nervosos).[
Em conjunto com a vitamina K, atua no sistema circulatório, auxiliando na coagulação do sangue; ajuda a manter o nível normal da pressão arterial; protege contra o câncer do colo retal; é útil no tratamento dos sintomas de tensão pré-menstrual; diminui a insônia; etc.
É consenso geral que a suplementação de cálcio é necessária como forma de prevenção e tratamento da osteoporose, doença que atinge principalmente pacientes idosos, aumentando a incidência de fraturas.
A osteoporose é hoje um grave problema de saúde pública. Estudos recentes têm demonstrado que a necessidade diária de cálcio em pacientes com osteoporose ou pacientes com risco potencial de desenvolver a doença é de cerca de 1.000 a 2.000 mg de cálcio por dia, quantidade que não é atingida pela dieta, e exige suplementação.
O carbonato de cálcio é utilizado, também, como antiácido. E para contornar seu efeito constipante, normalmente, é ministrado associado a outro antiácido à base de magnésio.
As funções da vitamina D
A vitamina D3, por sua vez, tem o papel de atuar como regulador positivo da homeostasia do cálcio. O metabolismo do fosfato é afetado pela vitamina D de modo paralelo ao do cálcio.
Essa vitamina atua para manter as concentrações plasmáticas normais de cálcio e fosfato, visando facilitar sua absorção pelo intestino delgado, aumentando sua mobilização a partir do osso e diminuindo sua excreção renal.
|
|