O Cálcio desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e manutenção dos ossos e tecidos calcificados. Mas para isso, seu consumo precisa estar associado a outros nutrientes para ser absorvido plenamente pelo organismo, como zinco, magnésio e vitamina D.
A principal vantagem do Cálcio de Ostras Mediervas está no fato de já conter todos esses nutrientes, tendo facilitada a absorção e fixação do cálcio nos ossos, além de outros benefícios.
Combinado com o cálcio, o magnésio regula a permeabilidade das membranas, favorecendo sua fixação nos ossos. O zinco atua como cofator de inúmeros processos metabólicos, como a síntese de proteínas, a atividade cerebral e a modulação imunológica. Também apresenta propriedades antioxidantes devido ao enriquecimento com Vitamina D. Estudos científicos têm demonstrado que esta vitamina pode prevenir doenças degenerativas e retardar o envelhecimento.
O cálcio é o mineral com maior concentração no nosso organismo (de 1 a 1,5 kg).
Juntos, o cálcio e o magnésio mantêm a saúde do sistema cardiovascular.
20% do cálcio contido nos ossos são reabsorvidos e substituídos a cada ano.
A perda de massa óssea, que leva à osteoporose, começa a se dar a partir dos 45 anos de idade em ambos os sexos. Nas mulheres essa perda é mais acentuada, devido à diminuição da produção de estrogênio.
Outros fatores também podem contribuir para a descalcificação dos ossos, como consumo de cafeína, gorduras, proteínas em excesso, refrigerantes, sedentarismo, regimes de emagrecimento e amamentação.
Principais funções do cálcio no organismo:
- Manter: fortes e saudáveis os dentes e ossos; a coagulação do sangue (ativa a protrombina); o nível normal da pressão arterial; o ritmo sinusal; a contrabilidade muscular;
- Diminuir a insônia;
- Ajudar a metabolizar o ferro do organismo e no funcionamento do sistema nervoso, especialmente na transmissão de impulsos;
- Proteger contra o câncer do colo retal.
Principais fontes naturais de Cálcio:
Leites e derivados, queijos, soja, sardinha, salmão, amendoim, nozes, sementes de girassol, feijão, repolho crespo, brócolis, couve, fígado, germe de trigo, levedo de cerveja, galinha, óleo de milho, mexilhões, cogumelos, pimenta preta e grãos integrais.
Doenças causadas por carência de cálcio:
Raquitismo, osteomalácia, osteoporose.
Condições em que o organismo retira cálcio dos ossos:
Excesso de vitamina D; excesso de fósforo alimentar (refrigerantes e enlatados); metabolismo de glicídios alterado; alcoolismo; vida sedentária; acidose metabólica; ingestão excessiva de proteínas; hiperparatireoidismo; hipertireoidismo; exposição a metais pesados; consumo excessivo de café, chocolate, chá e vinho; baixa calcitonina (hipotireoidismo); uso crônico de diuréticos e de estimulantes (cafeína); baixa de estrogênios; má absorção de magnésio; acloridria; metabolismo alterado da vitamina. D; Sódio elevado; baixos índices de vitamina C; lesão renal ou hepática crônica;
Doenças causadas pelo excesso de consumo de Cálcio:Doses diárias acima de 2.000 mg podem levar à hipercalcemia, causar prisão de ventre e aumentar o risco de infecções do trato urinário.
Benefícios do uso de suplementos de cálcio:
- Alívio de dores nas costas com suplementos de cálcio quelato ou de citrato de cálcio;
- Alívio de cólicas menstruais; - Alívio das dores do crescimento nos adolescentes;
- Previne câncer de cólon e reto;
- Reduz o colesterol e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares;
- Ajuda o sistema nervoso (tranquilizante natural);
- Ajuda a aliviar cãibra;
- Tratamento e prevenção da artrite;
- Mantém a pele saudável.