Suplemento de Selênio, Vitamina B5 e Vitamina C
A romã, diminuidora natural da glicemia, também é excelente para a redução do LDL, o "colesterol ruim". Previne o envelhecimento precoce e melhora o sistema imunológico. A saúde da pele, cabelo e olhos também são favorecidos pelas vitaminas existentes na fruta.
Entre outros benefícios, a romã também auxilia na redução da pressão arterial e prevenção de problemas cardiovasculares.
Estudos realizados na Queen Margaret University, em Edimburgo, no Reino Unido, constataram que o extrato de romã, ajuda ainda na redução do apetite e consequentemente na perda de peso e no aumento da disposição física. Isso porque a fruta é rica em polifenóis, que agem como inibidores de apetite. Durante a pesquisa, usuários do extrato da fruta reduziram em 22% a quantidade de alimento ingerida apenas pelo controle do apetite. E mais, os indivíduos que consumiram as cápsulas relataram maior prazer durante as refeições.
A romã é uma fruta pouco introduzida na cultura brasileira, e apesar de seu cultivo ser muito antigo, citado até na bíblia, suas propriedades nutricionais estão sendo exploradas somente nesses últimos anos. Diversas crendices envolvem a frutinha, os gregos, por exemplo, acreditavam que a árvore havia sido plantada por Afrodite a deusa do amor, e por isso era relacionada com a beleza e amor, já no Brasil, é conhecida por fruta da prosperidade e riqueza e na Grécia está ligada a fertilidade.
Porém apesar de todos esses mitos envolvendo a romã, sua real riqueza está nos benefícios que proporciona a saúde quando consumida, é dona de diversos compostos antioxidantes capazes de equilibrar e proteger variadas áreas do organismo.
É fonte de polifenóis, como os flavonóides, antocianinas, ácido gálico entre muitos outros, esses são compostos antioxidantes, que veem proteger contra o ataque dos radicais livres, que causam diversos desequilíbrios e doenças. A capacidade antioxidante exercida pela romã é considerada maior que a do vinho tinto e chá verde.
Outro mecanismo de ação da romã é sobre a redução da resposta inflamatória, sendo comum a prática do gargarejo com a casca da fruta para inflamações na garganta. Também reforça a proteção da pele contra os raios UVB, ajudando a prevenir manchar de sol, auxilia no controle do colesterol total, reduzindo a oxidação do mau colesterol ?LDL? e ainda melhora a resposta imunológica.
Nas cápsulas de romã, são acrescentadas as vitaminas B5 e C, e o mineral selênio, que são antioxidantes, e potencializam os efeitos da romã, promovendo a saúde do corpo e auxiliando na beleza exterior também.